terça-feira, 3 de novembro de 2009

MARIA RODRIGUES FURTUOSA


(A mulher que foi enterrada viva em Formiga)

Aluisio Veloso da Cunha

Era natural de Ribeirão Vermelho-MG, e foi casada com João Pinto da Cunha, ferroviário da RMV – Rede Mineira de Viação, (extinta Rede Ferroviária Federal e hoje Ferrovia Centro Atlântica). O casal transferiu o domicilio para Formiga para trabalhar nas oficinas da Rede, já que era um ferreiro qualificado.

Por ocasião do parto do primeiro e único filho de Maria Rodrigues, ela foi acometida por “eclampsia”, ou seja, acesso de convulsões e muita febre, seguido de coma, manifestada em parturientes.

Este fato aconteceu em 1909, ocasião que a cidade de Formiga viva a epidemia da Varíola, popularmente apelidada de “bexiga preta ou simplesmente bexiga”, quando diversas pessoas já haviam tido a doença seguido de mortes.

Suspeitaram que a febre que ela sofria tinha os mesmos sintomas da varíola, aí preocupado com a contágio da doença que se espalhava, resolveram enterrá-la viva, antes mesmo da morte ter sido consumada, em uma cova bem atrás do cemitério do Santíssimo (hoje rua João Caetano) e quando constataram o engano já era tarde!

Com o passar do tempo, sabendo do engano acontecido, levaram o povo a rezar pela sua alma, pedir a sua intercessão, e graças começaram a ser recebidas. O costume de visitar a sepultura foi se difundindo e diariamente, inúmeras pessoas visitam o local, onde oram e pedem por intermédio da alma de Maria Rodrigues Furtuosa. Hoje, 100 anos depois do acontecido, são atribuído diversos milagres com a interseção de sua alma.

Maria Rodrigues deu a luz a um menino, que se chamou Manoel Pinto da Cunha . A família dela, ao tomar conhecimento do fato, preocupou em levá-lo para Ribeirão Vermelho, onde moravam seus familiares, pois temiam que ele fosse contaminado pela “bexiga preta”. A viagem foi feita pelo “noturno”, trem de ferro que circulava à noite, meio de transporte coletivo da época. Manoel cresceu ao lado de seus familiares e constituiu família naquela cidade...

História - João Carlos Vespucio

Um comentário:

  1. Olá, Sr. João Carlos.
    Ao fazer uma busca pela web deparei-me com a foto de, Maria Rodriguês Fructuosa, mãe do meu querido avô Manuel Pinto da Locha, que passou a viver com familiares, na cidade de Ribeirão Vermelho-MG, após o falecimento da nossa bisavó.
    O vovô Manuel foi casado com Adéia Barbosa e , dos filhos que tiveram , quatro são vivos; três homens e uma mulher( minha mãe). Gostaria de convidá-lo para unir-se a comunidade que criei "Maria Rodriguês Fructuosa" no meu orkut cujo endereço é libiaacarlos2009@gmail.com.
    Obrigada pelo relato sensível sobre a passagem da nossa bisavó.
    Att.
    Líbia Aparecida Carlos

    ResponderExcluir